samedi 28 juin 2014

Promenade au milieu des lavandes...

Passeio no meio das lavandas...

Quem nunca sonhou em andar no meio dos campos de cor purpura a perder de vista e sentir o perfume delicado e inebriante da lavanda?
*****
Qui n'a jamais rêver de se promener au milieu des champs pourpres a perte de vue et de s'enivrer de son parfum délicat et enivrant ?
Os dias quentes chegaram pra valer aqui na Provence, tem feito em média de 28° a 35° C, as cigarras, um dos simbolos da Provence, e as abelhas estão adorando !

*****
Les jours de fortes chaleurs sont arrives en Provence et la météo annonce régulièrement de 28° a 35° C ce que les cigales , un autre symbole de la Provence , et les abeilles adorent !

No coração do verão, em meados de julho e início de agosto, começa a floração desta planta emblemática da Provence: a lavanda.
*****
C'est au coeur de l'été , vers mi juillet et début Aout que commence la floraison de cette plante emblématique de la Provence : la lavande.
Certamente, há lavanda também em outros lugares, mas devo dizer que quando falamos de lavanda, aqui na França e, especialmente, em países estrangeiros, a nossa bela região é a que vem frequentemente na mente da maioria das pessoas.
*****
Certes , on trouve de la lavande ailleurs et sous d'autres latitudes , mais il faut dire que lorsque l'on parle de lavande , ici en France et surtout a l'étranger , notre belle région est celle qui revient le plus souvent a l'esprit .

Felizmente, aqui na minha região, Vaucluse, não é necessário ir muito longe para contemplar esta exuberante beleza violeta...encontro nos jardins do bairro, em frente a escola, casas e comércios, nas rotatórias, ....
*****
Fort heureusement, ici dans le Vaucluse, il n'est pas nécessaire de voyager loin pour contempler cette exubérante beauté violette ....je la retrouve dans les jardins, en face de l'école, maisons ,....! 

Esta lavanda muito falada e esperada durante todo o ano é uma bênção para a casa e cozinha, bem como para os corpos de grandes e pequenos que ela perfuma.
Em suma, a lavanda chegou !! Eu convido você a desfrutar desta planta maravilhosa e generosa através destas fotos e em breve quem sabe...numa visita a Provence.
*****
Cette lavande dont on parle tant et que l'on attend tout au long de l'année est une bénédiction pour la maison et la cuisine ainsi que pour le corps des grands et des petits qu'elle parfume naturellement .
Bref , la lavande est  la et je vous invite a profiter pleinement de cette plante merveilleuse et généreuse .


2 commentaires:

  1. Petria, que lindo deve ser esse período do ano!!! É um sonho visitar os campos de lavanda e que demais poder tê-las em frente de casa! Aqui na Toscana para ver os tão maravilhosos campos de girassóis temos que fazer alguns quilômetros de Firenze... muito linda essa Natureza! Parabéns pelas fotos! Baci dalla Toscana! ;)

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Oi Babi !!! Legal ver voce por aqui ! Obrigada pelo comentario !
      Estou adorando a Toscana, pena que ficamos tao pouco tempo. Fizemos exatamente o roteiro que te passei. O que mais amei foi justamente os campos de girassois, Meu Deus !!! campos e mais campos de girassois a perder de vista, tudo amarelinho, muito mais que na Provence, eu tirei mil fotos e fiz filmes, tudo tao lindo ! Assim que voltar para a Provence vou fazer meu artigo...Estamos num hotel na cidade de Chianciano Terme, eh uma gracinha de cidade , muito linda, voce precisa conhecer ! Nao eh longe de Montepulciano e Pienza, e tem o lago de Montepulciano e a Strada Provenciale della Chiana (acho que eh isso), onde encontramos as maiores plantacoes de girassois, nunca acaba .... EU AMEI sua regiao !! VIVA TOSCANA !!! Amanha eh o ultimo dia aqui, vamos dar uma passada rapida por Firenze no periodo da manha, e ja nao vejo a hora de voltar , espero que seja em breve ! Super obrigada Babi pelas dicas e infos ! VALEU !! Bisous de la Provence

      Supprimer

Merci pour votre commentaire ! Obrigada pelo comentário !

Leia também :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...